Portfólio Virtual 1º Ano Fundamental- Melissa DiasPesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

A MATEMÁTICA NAS HISTÓRIAS

 


III Etapa de Aprendizagem- 1º Ano Fundamental - Bilboquê- 2021

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Atividade Interdisciplinar: DINHEIRO, DINHEIRINHO, DINHEIRÃ0

Professora : Melissa Dias


DINHEIRO, DINHEIRINHO, DINHEIRÃO

O principal objetivo da educação financeira infantil é promover conhecimento para que as crianças aprendam a fazer escolhas conscientes no que se refere ao dinheiro e sejam capazes de administrar seus recursos.


Aprender a lidar, reconhecer a moeda vigente no Brasil e melhorar a capacidade de trabalho em grupo serão alguns dos objetivos nesta etapa de aprendizagem.

Trazemos para o dia a dia a facilidade de lidar com o valor do dinheiro, desenvolvendo assim as operações matemáticas de adição e subtração, em um trabalho interdisciplinar. Além de conhecer o sistema monetário, as crianças desenvolvem habilidades de leitura, melhoram a capacidade de raciocínio matemático e aprendem a trabalhar em grupo.

Serão desenvolvidas as habilidades de:

  • Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
  • Reconhecer os valores de cédulas e de moedas do sistema monetário brasileiro.

 

OBJETIVOS:

  • Conhecer o sistema monetário a partir da prática.
  • Representar e escrever quantias em reais.
  • Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos.
  • Resolver situações problema usando o real.
  • Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país.
  • Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas.
  • A valorização das compras com consciência crítica de consumo.









É HORA DE BRINCAR DE TROCAR VALORES!

A atividade desenvolvida nesta semana, com o Material Didático do Bernoulli, trabalhou a temática  "Vamos às compras", com a turma do 1º ano.

 O objetivo da atividade foi aproximar as crianças dentro do  universo cotidiano,  das  diversas situações  que envolvem o consumo consciente, o uso de sacolas plásticas e o uso do dinheiro. 

Nesta atividade, as crianças foram incentivadas a consumir conscientemente e sem desperdício; foram estimuladas a fazer a  leitura e identificação de materiais  e, ainda,  foram trabalhadas, no concreto, as noções de quantidade e a sequência numérica. Brincaram de vendinha em sala de aula, enquanto não podemos visitar o mercadinho por causa dos protocolos da pandemia.


















Nenhum comentário:

DESTAQUE DA SEMANA

PROJETO LITERATURA

FIQUE LIGADO!!!