III Etapa de Aprendizagem- 1º Ano Fundamental - Bilboquê- 2021
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Atividade Interdisciplinar: DINHEIRO, DINHEIRINHO, DINHEIRÃ0
Professora : Melissa Dias
Aprender a lidar, reconhecer a moeda vigente no Brasil e melhorar a capacidade de trabalho em grupo serão alguns dos objetivos nesta etapa de aprendizagem.
Trazemos para o dia a dia a facilidade de lidar com o valor do dinheiro, desenvolvendo assim as operações matemáticas de adição e subtração, em um trabalho interdisciplinar. Além de conhecer o sistema monetário, as crianças desenvolvem habilidades de leitura, melhoram a capacidade de raciocínio matemático e aprendem a trabalhar em grupo.
Serão desenvolvidas as habilidades de:
- Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
- Reconhecer os valores de cédulas e de moedas do sistema monetário brasileiro.
OBJETIVOS:
- Conhecer o sistema monetário a partir da prática.
- Representar e escrever quantias em reais.
- Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos.
- Resolver situações problema usando o real.
- Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país.
- Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas.
- A valorização das compras com consciência crítica de consumo.
A atividade desenvolvida nesta semana, com o Material Didático do Bernoulli, trabalhou a temática "Vamos às compras", com a turma do 1º ano.
O objetivo da atividade foi aproximar as crianças dentro do universo cotidiano, das diversas situações que envolvem o consumo consciente, o uso de sacolas plásticas e o uso do dinheiro.
Nesta atividade, as crianças foram incentivadas a consumir conscientemente e sem desperdício; foram estimuladas a fazer a leitura e identificação de materiais e, ainda, foram trabalhadas, no concreto, as noções de quantidade e a sequência numérica. Brincaram de vendinha em sala de aula, enquanto não podemos visitar o mercadinho por causa dos protocolos da pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário