A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz diretrizes específicas para a etapa escolar de alfabetização, indicando os dois primeiros anos do Ensino Fundamental como ideais para ações pedagógicas com esse foco. Porém, o letramento deve permear todas as fases de aprendizado, sendo introduzido, inclusive, antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança. Segundo a BNCC, é indicado que as práticas letradas já devam ser estimuladas desde a Educação Infantil, além das considerações a respeito da vida social mais ampla do aluno.
Tendo em sua essência a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, a BNCC tem como diretriz a inserção social e cultural da criança, na busca da autonomia e da construção da consciência do indivíduo.
Nesse contexto, a Base tem indicações claras quanto a necessidade de atividades específicas para pensar o sistema de escrita alfabética para além do uso, mas como objeto de conhecimento. Por isso a importância da contextualização do conhecimento escolar às práticas sociais da criança. Os campos de atuação e as práticas de linguagem, por exemplo, apontam direcionamentos relacionados ao uso de linguagens situadas e contextualizadas ao universo do estudante.
Nesta faixa etária a mãe é ainda o centro do mundo da criança, motivo pelo qual tem medo da separação. Copia os comportamentos dos adultos. Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros. É capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo. Brinca de forma independente, sem necessitar de constante supervisão. Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar. Conhece as diferenças de sexo (o que é uma menina e o que é um menino). Gosta de conversar durante as refeições. Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebês. Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica com aqueles que não apresentam o mesmo comportamento.
A turma do 1º ano Fundamental da Escola Bilboquê- Buritis, é uma sala muito dinâmica, onde os alunos têm muita personalidade e gostam de participar de todas as decisões, sejam as mais simples, e as mais complexas.
É uma turma que adora desafios e novidades. Gostam muito de brincar! São muito unidos e muito amigos! Receberam com muito carinho os novos amigos que chegaram no início do ano.
Juntos vamos vivenciar, experimentar e descobrir muitas coisas.
__________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário