Portfólio Virtual 1º Ano Fundamental- Melissa DiasPesquisar este blog

INTRODUÇAO

 

INTRODUÇÃO

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, um número expressivo de escolas no mundo todo teve suas atividades presenciais suspensas. Professoras e professores, agentes fundamentais no processo educacional, viram-se, de um momento para outro, tendo que atuar diante de um contexto de excepcionalidade, e alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do direito à educação.
Mesmo diante de um cenário diferente e novo para todos, não perdemos a essência e a motivação para juntos colhermos ótimos frutos mesmo com tantos desafios.
Nossa alegria, nossas tardes virtuais , nossa busca por grandes experiências estarão para vocês, no NOSSO PORTFÓLIO VIRTUAL, marcando nossas conquistas, aprendizado e muitas histórias.

Desta forma, será através da BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo."  (BNCC, 2018, p. 58)

Destacamos que, as crianças na faixa etária de 6 anos,  a preferência manual está estabelecida. Já é capaz de se vestir e se despir sozinha. Já é capaz de cuidar de sua higiene com autonomia e independência. Pode manifestar dores de estômago ou vômitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos. 
Nesta etapa, a criança ja  fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais. Apresenta grande interesse pelas palavras e pela linguagem. Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa, o que é relativamente normal nesta faixa etária. Segue instruções e aceita a supervisão dos adultos. Conhece as cores, os números. Apresenta capacidade para memorizar histórias e repeti-las. É capaz de agrupar e ordenar objetos tendo em conta o tamanho (do menor ao maior). Começa a entender os conceitos de “antes” e “depois”, “em cima” e “embaixo”, bem como conceitos de tempo: “ontem”, “hoje”, “amanhã”.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz diretrizes específicas para a etapa escolar de alfabetizaçãoindicando os dois primeiros anos do Ensino Fundamental como ideais para ações pedagógicas com esse foco. Porém, letramento deve permear todas as fases de aprendizado, sendo introduzido, inclusive, antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança. Segundo a BNCC, é indicado que as práticas letradas já devam ser estimuladas desde a Educação Infantil, além das considerações a respeito da vida social mais ampla do aluno.  

Tendo em sua essência a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, a BNCC tem como diretriz a inserção social e cultural da criança, na busca da autonomia e da construção da consciência do indivíduo.  

Nesse contexto, a Base tem indicações claras quanto a necessidade de atividades específicas para pensar o sistema de escrita alfabética para além do uso, mas como objeto de conhecimento. Por isso a importância da contextualização do conhecimento escolar às práticas sociais da criança. Os campos de atuação e as práticas de linguagem, por exemplo, apontam direcionamentos relacionados ao uso de linguagens situadas e contextualizadas ao universo do estudante 

Nesta faixa etária a mãe é ainda o centro do mundo da criança, motivo pelo qual tem medo da separação. Copia os comportamentos dos adultos. Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros. É capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo. Brinca de forma independente, sem necessitar de constante supervisão. Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar. Conhece as diferenças de sexo (o que é uma menina e o que é um menino).  Gosta de conversar durante as refeições. Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebês. Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica com aqueles que não apresentam o mesmo comportamento.

A turma do 1º ano Fundamental da Escola Bilboquê- Buritis,  é uma sala muito dinâmica, onde os alunos têm muita personalidade e gostam de participar de todas as decisões, sejam as mais simples, e as mais complexas.

É uma turma que adora desafios e novidades. Gostam muito de brincar! São muito unidos e muito amigos! Receberam com muito carinho os novos amigos que chegaram no início do ano.



Juntos vamos vivenciar, experimentar e descobrir muitas coisas.

__________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

DESTAQUE DA SEMANA

PROJETO LITERATURA

FIQUE LIGADO!!!