Iniciamos nossas aulas diariamente observando o calendário.
- desenvolvimento da autonomia: a criança cresce procurando independência e liberdade, sem depender dos responsáveis para tarefas que ela mesma pode realizar sozinha. Se ela tem noção dos horários e da sequência de atividades, organiza seu tempo e espaço e não fica à mercê dos adultos para saber o que vai acontecer;
- desenvolvimento da linguagem e da motricidade: a capacidade de argumentação caminha junto com a responsabilidade. Isso porque, ao sofrer consequências de suas ações, o indivíduo aprende a dialogar e a se defender. A movimentação da criança também se desenvolve quando ela não tem à mão tudo o que deseja;
- interação com os colegas e com o ambiente: como fruto da responsabilidade adquirida, também é desenvolvida a capacidade de interagir, de forma respeitosa, com os colegas e com o espaço que vivem.
Proporcionar às crianças pequenas um pleno desenvolvimento de suas habilidades requer o estímulo, e para tal são necessárias propostas que tenham significado na formação de atitudes na rotina diária. Sendo assim, é importante observar todo o conhecimento que as crianças já possuem e apresentar a elas novas possibilidades lúdicas que despertem interesse e criatividade.
A busca por desenvolver nas crianças o interesse por atividades da rotina diária deve sempre vir acompanhada de propostas interessantes, que devem ser apresentadas de maneira simples e objetiva.
A Rotina faz parte da vida de todas as pessoas em suas atividades, no entanto para as crianças é importante que essa organização seja apresentada de forma planejada e lúdica, para que as mesmas a realizem prazerosamente.
1 - Rotina e disciplina
Mantenha uma rotina clara, estabelecendo direitos e deveres da criança. Ela deve estar ciente de suas metas diárias e das restrições que serão impostas, caso não cumpra suas obrigações escolares. Se ela irá ou não usar uniforme ou o local ideal e exclusivo para os momentos de estudo devem ser definidos previamente. De preferência, com a anuência da criança e da escola;
Mantenha diálogo constante com a criança e dê feedbacks (retornos) à escola sobre o desempenho dela nas atividades. O diálogo é ainda mais necessário se o aluno tiver algum diagnóstico de hiperatividade ou ansiedade, por exemplo, ou apresentar outros tipos de problemas na absorção dos conteúdos. Esteja aberto a ouvir o que a criança e escola têm a falar;
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