Portfólio Virtual 1º Ano Fundamental- Melissa DiasPesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

PROJETO LITERATURA




 "Um livro é um brinquedo feito com letras. 
Ler é brincar"


Rubem Alves

A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e o desenvolvimento da consciência crítica.
Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância engloba a ampliação do vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários nos anos iniciais do ensino fundamental.

A literatura infantil surgiu, na história da humanidade, quando apareceu o conceito de infância. Trabalhar com crianças da educação infantil é fazer com que ela aprenda a ler e escrever. Mas também para o adulto, com a seguinte afirmação os livros que têm resistido ao tempo, seja na literatura infantil, seja na literatura geral, são os que possuem uma essência de verdade capaz de satisfazer a inquietação humana, por mais que os séculos passem são também os que possuem qualidades de estilo irresistíveis cativando o leitor da primeira á ultima página ainda quando nada lhe transmitam de urgente ou essencial.

A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O trabalho com a Literatura infantil tem como objetivo destacar a importância da leitura na infância. E como objetivos específicos: 

Descrever a importância dos livros infantis, e o que eles proporcionam para a educação; 

Verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social e emocional das crianças.

Diante disso, é preciso um incentivo maior por parte da família e da escola, onde a leitura seja colocada como mecanismo de lazer e cultura proporcionando elementos que chamem a atenção de forma prazeirosa, e apontando dificuldades, e sugerindo alternativas para tentar resolver o problema.

A leitura valoriza a autonomia intelectual e social, motivando e desafiando nos alunos a capacidade de transformar e compreender o contexto em que vive e modifica-lo de acordo com a sua necessidade.


O REIZINHO MANDÃO

RUTH ROCHA




NOSSO PROJETO TEM NOS TRAZIDO MOMENTOS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E MUITO APRENDIZADO.

VÍDEO COMPARTILHADO COM AS CRIANÇAS E REGISTRO DA PRIMEIRA PARTE DA HISTÓRIA.






Após um relaxamento todos entramos no castelo e imaginamos o que faríamos se fôssemos rei ou rainha....




* Hoje foi dia de criar uma lei bem especial para 
O Seu reino!





O REIZINHO, FOI PERCEBENDO DEVAGAR, O QUE ELE TINHA FEITO COM SEU POVO. ELE RESOLVEU, ENTÃO, DAR UM JEITO NESSA SITUAÇÃO.
FOI VISITAR O REINO VIZINHO ONDE HAVIA UM SÁBIO CAPAZ DE RESOLVER VÁRIOS PROBLEMAS.

SE VOCÊ FOSSE O SÁBIO, O QUE DIRIA PARA O REIZINHO?










HOJE FOI DIA DE ESCREVER UMA CARTA PRO REIZINHO DIZENDO PARA ELE O QUE PENSAMOS DAS ATITUDES DELE...
ESSA CARTA SERÁ ENVIADA PARA O REINO E QUEREMOS RESPOSTA!!!







2º LIVRO TRABALHADO NO NOSSO PROJETO: A MENINA QUE VIVIA PERDENDO
ANA MARIA MACHADO

1) LEITURA DO LIVRO E CONVERSA INFORMAL COM AS CRIANÇAS DO QUE SIGINIFICA PERDER.

O livro contém seis histórias narradas por meninos e meninas que nos relatam seus conflitos mais comuns, como: medo, tristeza, saudade, amor e outros sentimentos, que, certamente, estão presentes no dia a dia de toda criança.

A história fala das perdas como um processo natural e, às vezes, necessário para ganhar e crescer.






2) RELEITURA  DA CAPA DO LIVRO:




Confecção do nosso Espantalho:









LIVRO: LUA CHEIA DE POESIA
NEUSA SORRENTI

A Lua resolveu dar uma grande festa no céu e convidou seres de todos os cantos da Terra. Para que nada desse errado, as Três Marias foram encarregadas das músicas e outras constelações também ensaiaram seus números musicais. Só o dragão, que é muito mal-humorado, não ficou interessado. O espetáculo durou a noite toda, e os animais que não puderam ir ficaram acompanhando da floresta tudo o que acontecia lá no céu. Além de boa música, também teve dança, teatro e, claro, muita poesia!


Iniciamos os trabalhos com o livro de uma maneira bem lúdica. As crianças se dividiram em duplas e juntos colocaram a mão na massa para fazer a 
releitura da página escolhida por eles.








COM MUITA CRIATIVIDADE, A TURMA DO 1º ANO SEMPRE DÁ UM SHOW!





Releitura da página 4 do livro
 “ Lua cheia de Poesia”





















Nenhum comentário:

DESTAQUE DA SEMANA

PROJETO LITERATURA

FIQUE LIGADO!!!