Portfólio Virtual 1º Ano Fundamental- Melissa DiasPesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

PROJETO: COMO LIDAMOS COM NOSSOS SENTIMENTOS?



I Etapa de Aprendizagem- 1º Ano Fundamental - Bilboquê- 2021

Componente Curricular:  Ética e Cidadania

Atividade Interdisciplinar:  Projeto Insterdisciplnar

Professora : Melissa Dias



Nesses tempos tão delicados, em meio a uma pandemia e ao distanciamento social, já é difícil para nós, adultos, lidarmos com os nossos próprios medos, ansiedades, angústias e expectativas. Tão difícil que, às vezes, esquecemos que do nosso lado há crianças que também estão se sentindo inseguras e perdidas com esta mudança brusca de rotina e de vida. 


As crianças são sensíveis às mudanças ao seu redor e, independente da idade, estão vivenciando transformações que ocorreram da noite para o dia. Neste momento é importante observar suas atitudes, escutá-las de forma genuína quanto às preocupações, medos e dúvidas. Devemos esclarecer seus questionamentos, oferecendo respostas conforme a faixa etária de cada criança e com as informações que foram indagadas por elas. Somos responsáveis por criarmos um ambiente seguro e acolhedor.


Mesmo em isolamento social é importante manter uma rotina. Cada família, diante da sua cultura e das tarefas diárias, podem estabelecer as atividades para o dia a dia, como: horários para acordar, se alimentar, estudar, assistir TV, brincar, relaxar e dormir. Deve-se manter um equilíbrio entre as propostas e com o passar dos dias, medir os efeitos destas ações, flexibilizar horários conforme os ocorridos do dia, construir e retomar os combinados com as crianças.
 
Dependendo da idade, as crianças podem executar pequenas tarefas domésticas como: arrumar a cama, organizar seus pertences, colocar roupas no cesto, dentre outras afazeres.
 
Nos finais de semana e feriados, a rotina pode ser planejada em família, como por exemplo: passeios virtuais em museus, teatros, cozinhar uma receita de família, brincar ou criar jogos, explorar fotos antigas, montar álbuns de fotos, enfim, muitas ideias podem surgir quando compartilhados interesses e todos são ouvidos.




 Para darmos início ao nosso Projeto, propomos a história: 
"O monstro das cores" de Anna LLenas.
Trata-se de uma história muito interessante, que aborda as emoções, ajudando a gerir os sentimentos. 
Para além disso, associa uma cor a cada emoção.💛💜💚💗💙
Consideramos que as emoções explicadas às crianças, através das cores, é uma boa opção lúdica-pedagógica e este magnífico livro permite-nos por exemplo, explorar a importância de ter um coração bondoso e ser amigo...valores que devemos transmitir diariamente às crianças!




* Vídeo feito pela professora Melissa Dias contando a história Monstro das Emoções, 2020. 

SENTIMENTO DO DIA E SEUS MONSTRINHOS:
















No dia 05/03/2021 iniciamos nossa tarde falando um pouco dos nossos sentimentos e tudo que sentimos durante essa pandemia. Os motivos de alegria e de tristeza que nos acometeram. Foi um momento de carinho mútuo e a importância de escutar o outro.

As  crianças precisam expressar seus sentimentos e devem entender que não há nada de errado nisso. Muito pelo contrário, os sentimentos não devem ser reprimidos. O que devemos fazer é ajudá-los a entender  o que fazer quando ficarem com raiva, irritados, tristes ou passarem por outras situações.

Foi feita a leitura do livro: Alfatudo do Bem de Neida Rocha.



Trabalhamos as VIRTUDES com cada letra do alfabeto.












Teve JOGO dos SENTIMENTOS, onde cada criança rodava a roleta e a letra que tirasse tinha que falar e exemplificar o sentimento.

Foi uma mistura de emoção e ansiedade para cada um demonstrar o que sentia.


Clique para jogar com a família.

Registramos o sentimento que está presente no momento e o AMOR e TRISTEZA foram os vencedores.  Uma mistura de sentimentos devido ao momento em que estamos vivendo.












A HISTÓRIA DA OSTRA E DA BORBOLETA



Precisamos, como um exercício, nos mantermos atentos com a nossa saúde emocional e de nossas crianças. 
O livro A HISTÓRIA DA OSTRA E DA BORBOLETA, tem sido compartilhado, pois trata o assunto atual de maneira lúdica e carinhosa, nos fala como podemos vencer as ausências e ressignificar os momentos de tristeza.
É também uma ótima sugestão de leitura em família!

💗 Cada criança falou sobre o sentimento que estava e representaram o motivo de estar sentindo isso no momento. ( aula 09/04/21)




💗 Registro do sentimento: 















💗 Aula de Artes com a professora Cecília e as Borboletas:















A ILHA DOS SENTIMENTOS- 28/05/21


A Afetividade está presente no ser humano, e o aluno é um ser humano, não importando a sua faixa etária. Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos, buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.

Ao proporcionarmos momentos em que as crianças possam extravasar emoções e, mais profundamente, reconhecer sentimentos em sala de aula, em propostas gráficas ou verbais, por exemplo, estamos valorizando esses sentimentos e mostrando às crianças, que o que elas sentem é muito relevante e tem significado para nós que, de fato, nos importamos com elas, principalmente no momento em que estamos vivendo, a pandemia.



“Era uma vez uma ilha, onde moravam todos os sentimentos: a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria e todos os outros sentimentos. Por fim o Amor. Mas, um dia, foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. Todos os sentimentos apressaram-se para sair da ilha. Pegaram seus barcos e partiram. Mas o Amor ficou, pois queria ficar mais um pouco com a ilha, antes que ela afundasse”.

Você conhece essa história? Os alunos do 1° ano, foram desafiados a criar algo sobre a história “A Ilha dos Sentimentos”. Cada aluno, após ouvir a história, criou o barco e escolheu um sentimento para levar até a ilha. 

O AMOR protagonizou essa linda história, encantando a todos com seus cuidados e carinhos. Já a Tristeza, a Alegria, a Riqueza e a Vaidade representaram um momento nada agradável de negação e de ajuda ao próximo, mas com um final feliz com o sentimento do TEMPO, que é guardião de toda a Sabedoria e Compreensão.

Em tempos de Pandemia, uma história assim ajuda a compreender os sentimentos.

Lá vai nosso barquinho...




















Em meados de Setembro , dando continuidade ao nosso Projeto em parceria com o setor de Psicologia, fizemos o registro depois de 1 mês do retorno presencial, sobre o que foi importante e nos marcou nesse "novo normal"que estamos vivendo.
Registro em 03/09/2021, aula Ética e Cidadania.








Teatro de fantoches dos sentimentos 

















Nenhum comentário:

DESTAQUE DA SEMANA

PROJETO LITERATURA

FIQUE LIGADO!!!