Atividades Interdisciplinares e Avaliativas do 1º ano- 2021- Escola Bilboquê
Professora: Melissa Dias
Portfólio Virtual 1º Ano Fundamental- Melissa DiasPesquisar este blog
O QUE FIZEMOS HOJE?
NOSSOS REGISTROS
A observação direcionada dos alunos e o registro de atividades realizadas têm mais de uma função nos anos iniciais. Uma delas está relacionada à documentação em si. Estamos falando do histórico do desenvolvimento da criança e é muito importante que isso esteja registrado de forma sistemática e detalhada.
Uma função importante desses registros é acomunicação com a famíliado aluno. A criança passa boa parte do seu tempo na escola e é lá que ela adquire habilidades e aprende muitas coisas. É de suma importância que as famílias acompanhem esse processo, entendendo como o aluno foi conduzido àqueles aprendizados, como os absorveu e se desenvolveu. Diante deste momento novo em que vivemos é importante também esse registro para o acompanhamento das aulas e o que tem sido desenvolvido em sala virtual.
Nossa aula hoje foi cheia de novidades, curiosidades e descobertas. Pesquisamos e conhecemos sobre o ORNITORRINCO.
O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal que vive exclusivamente na Austrália e apresenta características muito peculiares. Apesar de botar ovos, ter uma estrutura semelhante a um bico e patas que se assemelham a de patos, esse animal é um mamífero.
Vive na terra, porém pode ser visto frequentemente em rios e lagos, tentando capturar seu alimento — pequenos peixes, camarões e alguns insetos aquáticos. A estrutura que se assemelha a um bico é composta por vários sensores nervosos, que atuam ajudando o animal na hora de identificar suas presas.
Por ficar um grande tempo dentro da água, é considerado um mamífero semiaquático. Suas patas semelhantes à de patos favorecem a sua natação. Além disso, possui algumas dobras de peles que cobrem ouvidos e olhos, bem como uma estrutura que evita a entrada de água nas narinas no momento em que está dando um mergulho.
Cada criança criou seu animal com as características que quiseram e deram um nome bem criativo.
As histórias infantis fazem parte da nossa vida escolar.
Hoje foi dia de trabalhar com um clássico que todos adoram:
A Branca de Neve e os Sete anões.
Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história.
Dessa forma, a leitura dos contos de fadas faz-se importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam.
\
Curiosidade do dia: Os irmãos Grimm são dois irmãos alemães que entraram para a história como folcloristas e também por suas coletâneas de contos infantis. Jacob Ludwing Carl Grimm (1785-1863) nasceu em Hanau, no Grão-ducado de Hesse, na Alemanha, no dia 14 de janeiro de 1785 e Wilhelm Carl Grimm (1786-1859) também nasceu em Hanau, no dia 24 de fevereiro de 1786.Estudiosos, os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração. Assim, quando surgiu a escrita, muitos destes contos foram registrados nos monastérios, onde eram redigidos por religiosos. Desta forma, os irmãos começam a pesquisar antigos documentos e iniciar um processo de recolhimento de histórias da Alemanha para a preservação da memória e das tradições populares.
Aproveitamos e com o registro da atividade, falamos um pouco sobre as características das pessoas e o motivo dos nomes dos Sete Anões.
As sílabas são junções de letras. Uma ou mais sílabas são necessárias para formar uma palavra. A quantidade de silabas que podem ser formadas unindo caracteres é quase infinita. Uma criança, começa a desenvolver a sua oralidade através das sílabas. Silabas como "ma" e "pa" logo se tornam presentes no vocabulário da criança. Conforme aumenta a idade da criança, aumenta também a quantidade de silabas (e, conseqüentemente palavras) que a criança conhece.
Hoje foi dia de trabalhar com as sílabas e fazer o registro no caderno, separando as palavras em listas de 2 e 3 sílabas respectivamente . Com a turma dividida em dois grupos, aproveitamos essa atividade para enriquecer nosso aprendizado.
O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.
Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.
De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.
Depois de conversarmos sobre os animais da Fauna Brasileira e também sobre os animais que não encontramos em nosso país, foi feito o registro dos animais que mais gostam e que gostariam de conhecer.
Esta atividade possibilita desenvolver a criatividade, a percepção, a coordenação motora ampla bem como habilidades cognitivas e visuais, sendo voltada à crianças dos anos iniciais. Nesta atividade, a criança pratica conceitos matemáticos, como noções espaciais, identificando cheio, vazio e metades.
1º MOMENTO: Atividade de percepção visual. As crianças observaram os copos cheio, vazio e pela metade.
2º momento: Registro dos desenhos dos copos cheio e 1/2 copo.
( Apostila Bilboquê)
3º momento:Receita para casa. Cozinha Experimental.
BOLO DE CENOURA
E por aqui colocamos a mão na massa e ficou delicioso!!!!
O Arthur Ribeiro compartilhou conosco essa delícia!!!
2º MOMENTO: Escolha de uma fruta através do jogo abaixo para fazer nossa pesquisa.
LINK PARA SE DIVERTIR COM A FAMÍLIA:
https://wordwall.net/pt/resource/13268134
3º MOMENTO: Fruta vencedora: ABACAXI
Registro no caderno de Português da pesquisa e curiosidades sobre a fruta escolhida.
VOCÊ SABIA?
O abacaxi é um alimento energético: A fruta oferece uma boa quantidade de nutrientes e pode ser consumida como um repositor energético após atividades física. Além das vitaminas , ele também possui cálcio, magnésio e ferro, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
___________________________________________
DATA: 25/03/21
LÍNGUA PORTUGUESA
PARLENDAS
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos.
Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
1º MOMENTO: Leitura da parlenda e cruzadinha com as palavras.
2º MOMENTO: Encontrar no caça palavras setes nomes de frutas.
As pessoas são diferentes umas das outras, cada ser é único, com emoções, histórias, experiências e modelos sociais que influenciam a maneira com que elas percebem o ambiente ao seu redor.
Saber lidar com pessoas diferentes de nós é um desafio diário e constante. Os relacionamentos possuem uma imensa complexidade, eles envolvem um certo grau de autoconhecimento, maturidade emocional e capacidade de compreender e ser compreendido.
1º MOMENTO: CONVERSA SOBRE AS DIFERENÇAS DE CADA UM.
2º MOMENTO: COMPLETAR A TABELA COM AS CARACTERÍSTICAS DE CADA CRIANÇA.
3º MOMENTO: VÍDEO "SOMOS TODOS DIFERENTES!"
4º MOMENTO: REGISTRO NO CADERNO DO COLEGA QUE ENCONTRA-SE AO LADO NA TELA E AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE CADA UM.
1º momento: vídeo compartilhado sobre Alfabeto/ Vogais e Consoantes
2º momento: História das Vogais.
A- E - I - O -U
EM UM REINO DISTANTE VIVIAM MUITAS LETRAS QUE BRIGAVAM TODOS OS DIAS.
RESOLVERAM FAZER UMA ELEIÇÃO PARA DECIDIR QUEM IRIA COLOCAR ORDEM NO REINO.
OS CANDIDATOS ERAM:
LETRA A: PARA LEVAR ALEGRIA PARA O REINO
LETRA E PARA MONTAR UMA ESCOLA ONDE TODOS IRIAM ESTUDAR E SER MUITO ESPERTOS
LETRA I COM MUITA IMAGINAÇÃO,
LETRA O COM BASTANTE ORGANIZAÇÃO
LETRA U PARA TER MAIS UNIÃO ENTRE TODOS.
A VOTAÇAO FOI DIFÍCIL E HOUVE UM EMPATE.
AS CINCO LETRINHAS GANHARAM E PASSARAM A SE CHAMAR VOGAIS.
3º momento: Trabalho e registro com as crianças livro Bernoulli.
__________________________________________
DATA: 28/04/21- QUINTA-FEIRA
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
CUIDADOS NO TRÂNSITO
A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NOS MOSTRA OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO.
Crianças educadas para o trânsito levam aprendizado para toda vida e influenciam, de forma construtiva, as pessoas com quem se relacionam. ... “Ensinar crianças o quanto antes sobre seus direitos, deveres e leis do trânsito contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, na vida e nas ruas”.
1ºMOMENTO: CONVERSA E OBSERVAÇÃO.
2ºMOMENTO: PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE O QUE É IMPORTANTE NO TRÂNSITO.
É de extrema importância a matemática ser trabalhada de forma adequada na educação infantil, já que esta etapa é a base para o desenvolvimento da criança e é através da matemática que a criança desenvolve diversas habilidades que ela levará para o decorrer de sua vida escolar.
1º MOMENTO: VÍDEO COM OS NUMERAIS.
2º MOMENTO: REGISTRO NO CADERNO DOS NUMERAIS DE 1 À 30.
3º MOMENTO: ATIVIDADES SUGERIDAS PELA PROFESSORA MARCANDO ANTECESSOR E SUCESSOR/ ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE.
Habilidades:Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
Objetivo da atividade:
Espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e considerando algumas convenções ortográficas e gramaticais, algumas frases sobre o que aprenderam sobre a invenção da escrita.
Atividade desenvolvida com registro no caderno de Português.
Na aula de Português conhecemos um pouco da BIOGRAFIA DE CECÍLIA MEIRELES e cada criança trouxe um poema da escritora para compartilhar com os colegas.
Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil.
Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social.
Embora sua obra apresente características simbolistas, Cecília destacou-se na segunda fase do modernismo no Brasil, no grupo de poetas que consolidaram a "Poesia de 30".
A estação mais colorida do ano favorece o trabalho da temática das plantas por meio de atividades que envolvem todos os sentidos. As dicas projetos que separamos trazem a oportunidade de apresentar uma série de conhecimentos.
Além disso, por colocar as crianças em contato com diferentes formas e cores da natureza, exercitam a atenção aos detalhes e ao ambiente .
Proporcionar às crianças atividades que desenvolvam a aprendizagem, exploração, experimentação, criação e investigação, no que tange os elementos da natureza, de modo autônomo, em que possam compartilhar, interagir, conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas.
DATA: 09/08/21- Terça-feira
CIÊNCIAS
Seres Vivos e não vivos
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos, são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Registro das crianças
DATA: 19/08/21- quinta-feira
LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Toda turma irá convidar as crianças de outra turma para um momento de brincadeiras com PARLENDAS.
DEVERÃO SEGUIR AS ORIENTAÇÕES PARA ESCREVER O CONVITE.
Parlendas são pequenos textos de caráter poético e musicalizado feitos para crianças.
As parlendas são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis. Derivada do verbo “parlare”, que significa “conversar”, as parlendas proporcionam aos alunos momentos de interação e brincadeiras, aprimorando a sua fala através da récita dos seus versos.
A utilização dos jogos matemáticos na sala de aula favorece o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, pois através dos jogos,a criança obtém atenção, concentração, memorização e compreensão do conteúdo.
Os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato.
As quatro principais fases da Lua (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante) ocorrem nessa ordem durante um mês sinódico ou lunação, cuja duração é de aproximadamente 29,5 dias.
ATIVIDADE DO DIA:
Observe hoje a noite o céu, depois escreva qual fase da Lua você viu e faça um desenho. Imagine uma história sobre a Lua, se conseguir escreva ela no seu caderno e depois conte ela para seus familiares, amigos e professores. Desenhe no seu caderno todas as fases da Lua e escreva o nome de cada uma delas.
______________________________
Data: 10/11/2021- quarta- feira
Matemática
O emprego de desafios representa uma mudança na rotina das aulas de Matemática, estimulando os estudantes a utilizarem seu raciocínio lógico para conseguirem resolvê-los, o que tende a ser motivador, por estes se sentirem desafiados.
REGISTRO DOS DESAFIOS FEITOS EM SALA. GINCANA MATEMÁTICA.
A LETRA escrita cursiva pode ajudar no processo de decodificação, porque junta a coordenação óculo-manual, a coordenação motora fina e outras funções cerebrais e de memória. A letra cursiva tem um componente importante no desenvolvimento da escrita pessoal.
Data: 16/11/2021- Terça-feira
Matemática
Jogo da trilha construído em duplas. Atividade livro didático Bilboquê página 72.
Os jogos de tabuleiro oferecem muitos benefícios aos alunos, estimula e desenvolve importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. Promove entre os jogadores o respeito, a paciência, as diferenças existentes entre eles e da sociedade a qual vivemos.
Data: 22/11/2021/ segunda-feira
Língua portuguesa
Produção Textual
Letra cursiva
Registro no caderno
Data: 09/12/2021- Quinta-feira
Língua Portuguesa
Após o momento da História contada, fizeram o registro do resumo da história e desenho do Pinheiro.
A história foi registrada com as palavras das crianças.
Data: 10/12/2021- sexta-feira
Matemática
Observando as obras de Romero Britto identificamos algumas figuras planas.
Atividade em sala, registro no caderno.
Criar uma imagem usando figuras planas. Desenhar a fruta preferida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário